Se inscreva no canal do youtube e participe do sorteio do JUICER.

Os benefícios e malefícios do leite atualmente é um assunto bem falado no meio

nutricional  e  boa  parte  dos  especialistas  dessa  área  concordam  que  o  consumo  de

grande parte dos derivados do leite disponível nos  supermercados é prejudicial para a

saúde.O leite de vaca industrializado proveniente ade vacas alimentadas com hormônios

e  produtos  tratados  com  pesticidas  é  muito  diferente  do  leite  saudável  que  existia  há

décadas atrás.

Existe uma grande diferença entre o leite puro retirado de uma vaca alimentada em

verdes  pastos  e  o  leite  que  compramos  no  supermercado.  O  leite  comercializado  tem

características  bioquímicas,  enzimáticas  e  nutricionais  completamente  diferentes  que

resultam quer do processo de industrialização do leite e da alimentação da vaca.

Existem  várias  alternativas  para  obtenção  do  cálcio  e  proteínas  que  as  pessoas

normalmente  procuram  no  leite.  Couves,  feijão,  peixe,  leite  de  soja,  cereais  integrais,

amêndoas  e  nozes  são  alimentos  cuja  ingestão  em  quantidades  adequadas

proporcionam o cálcio e as proteínas de que necessitamos.

Então se o leite faz mal a saúde que outra opção posso ingerir? Vamos da solução

e sugerir uma opção de leite saudável, sabe como?

Coloque na centrifuga as amêndoas até obter o leite, se você não tiver a centrifuga

também funciona com o liquidificador, só colocar um pouquinho de água para ajudar e

depois coar… Pronto!

As amêndoas têm em seu teor mineral o cálcio (tão necessário para a formação e

mantimento  dos  dentes  e  ossos),  magnésio,  potássio,  cobre,  fósforo  e  zinco.

Curiosamente, esse fruto tão pequeno nos oferece imensas vantagens para a saúde, por

isso,  adiciona­los  à  nossa  dieta  diária  é  bem recomendável. Amêndoas  torradas,  sem

casca, são ricas em fósforo. Cada 100 g contém 560 mg de fósforo, oferecendo grandes

benefícios  para  o  desenvolvimento  do  cérebro,  induzindo  a  um  alto  rendimento

intelectual.  Por  esta  razão  as  amêndoas  devem  estar  presentes  na  alimentação  das

crianças,  em  sua  fase  de  desenvolvimento.  O  consumo  frequente  ajuda  a  baixar  os

níveis  de  colesterol  total  e  colesterol  “ruim”  ou  LDL,  enquanto  aumenta  os  níveis  de

colesterol “bom” ou HDL.

Por ser um alimento de origem vegetal, a amêndoa não contém colesterol em sua

composição.  Por  seu  alto  teor  em  vitamina  E,  as  amêndoas  proporcionam  uma  dose

extra de antioxidantes, desempenhando um papel importante na prevenção de doenças

coronárias  e  câncer.  Uma  porção  de  amêndoas  de  30  g  oferece  50%  da  dose  diária

recomendada  de  vitamina  E.  Também  contém  vitamina  B6,  ainda  que  em  menor

quantidade. Além disso, seu teor em magnésio ajuda a evitar os ataques cardíacos.

Ideais  para  os  diabéticos!  As  propriedades  das  amêndoas,  de  alguma  maneira

podem mudar a vida de pessoas que sofrem de diabetes. são capazes também de ajudar

na redução do nível de açúcar no sangue. Neste caso, o ideal é consumi­las logo depois

das refeições. Por  seu alto teor em fibras, as amêndoas facilitam e regulam o trânsito

intestinal,  evitando  assim  a  prisão  de  ventre.  O  consumo  de  amêndoas  deve  vir

acompanhado  da  ingestão  de  muita  água  para  funcionar  melhor.  Além  disso,  as

amêndoas são um bom antisséptico intestinal, por isso, seu consumo diminui o risco de

incidência de câncer de cólon.

O uso de amêndoas no cuidado com a pele e cabelo já é bem conhecido. Ao utilizar

sabonetes que contenham leite de amêndoas e fazer massagens corporais com óleo de

amêndoas, você estará contribuindo para a saúde e nutrição de sua pele.

Já  ouviu  falar  desta  deliciosa  bebida  natural?  O  leite  vegetal  é  obtido  ao

liquidificarmos as amêndoas descascadas  com água. O ideal é  consumir a bebida em

temperatura ambiente. O leite de amêndoas ajudará a eliminar as toxinas do organismo

e,  em  caso  de  resfriados  ou  gripe,  favorecerá  a  cura.  Mas  é  importante  não  ferver  a

bebida, uma vez que o calor destrói seus valores nutritivos.

O  leite  de  amêndoas,  além  disso,  colabora  para  a  perda  de  peso,  pois  possui

gorduras monossaturadas, que oferecem a  sensação de  saciedade, ou  seja, ajudam a

diminuir o apetite, logo, passamos a comer menos.

Qual é a dose diária de amêndoas mais recomendada? Especialistas afirmam que

aproximadamente  25  g  por  dia  (aproximadamente  20  unidades),  é  o  recomendado,

especialmente  para  as  crianças,  por  sua  riqueza  em  cálcio  e  proteínas;  para  os

vegetarianos, por seu teor de ferro e proteínas e para todas aquelas pessoas que sofram

de colesterol alto, osteoporose, anemia, diabetes e intolerância à lactose.

 

Você já conhecia dos benefícios das amêndoas para a nossa saúde. Já conhecia

essas propriedades? Então compartilhe essa ideia!